OUTUBRO ROSA | OFFBR

OLÁ AMIGOS(AS),

Outubro é o mês da conscientização sobre o câncer de mama. Em suma, a campanha conhecida mundialmente como Outubro Rosa, visa levar informação e conscientizar as pessoas acerca da doença que é a forma mais comum entre as mulheres e o segundo tipo de câncer com maior incidência no mundo. Por isso, com o intuito de disseminar a informação acerca do tema, nós da OFFBR falaremos um pouco mais sobre a campanha e as formas de prevenção da doença.

A CAMPANHA

Criada no início dos anos 90 pela fundação Susan G. Komen for the Cure, a campanha é, desde então, promovida anualmente em todo o mundo. No entanto, no Brasil, a conscientização sobre o câncer de mama acontece desde 2002, e no ano de 2011 começaram as campanhas de conscientização acerca do câncer do colo do útero em vários estados do país. O INCA – Instituto Nacional de Câncer – participa da campanha desde 2010, levando informação com a promoção de eventos técnicos, debates e apresentações relacionados ao tema.

SINAIS E SINTOMAS

Primeiramente, o câncer de mama é um tumor que se desenvolve na mama em razão da multiplicação desordenada de células que lá existem. Isto é, há vários tipos de câncer de mama, e podem evoluir de muitas formas, sendo alguns tipos de forma rápida e outros de formas mais lenta. Além disto, é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, seja no Brasil ou no mundo, crescendo cerca de 25% a cada ano.

O aparecimento de nódulo, geralmente sem a presença de dor, duro e irregular é o sintoma mais comum no caso de câncer de mama, porém existem tumores que são brandos, globosos e bem definidos. Contudo, outros sinais podem aparecer. São eles:

  • Edema na pele, mama avermelhada;
  • Dor;
  • Inversão do mamilo;
  • Saída de líquido anormal pelo mamilo;
  • Nódulos no pescoço e axila;

FORMAS DE PREVENÇÃO

A adoção de hábitos saudáveis pode diminuir o risco do aparecimento de câncer de mama, tais como:

  • Prática de atividades físicas;
  • Alimentação saudável;
  • Amamentar
  • Não ingerir bebida alcoólica exageradamente;
  • Evitar o uso de anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal;

Lembrando que o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, com o autoexame. Portanto, o ideal é que a mulher conheça detalhadamente seu corpo, independentemente da idade. Além disso, é recomendado que a partir dos 40 anos a mulher realize a mamografia, que é o exame que permite identificar lesões na mama. Sendo assim, não espere as manifestações, pois, algumas vezes, elas podem não existir. Visite seu médico regularmente.

Para fazer parte dessa campanha, na compra de qualquer item em nosso site, você estará contribuindo também com a campanha, pois doaremos parte de cada venda para uma instituição parceira. Dessa forma, você fará parte de uma ação que promoverá o bem-estar e ajudará a elevar a autoestima de mulheres acometidas pelo câncer de mama.

Américas Amigas   rapunzel ong

Faça parte dessa corrente do bem!

www.offbr.com.br